sábado, 8 de fevereiro de 2014

Crianças Maltratadas

Conheço razoavelmente alguns jovens entre os dez e os catorze anos, graças ao facto de dar aulas e de ter sobrinhos, mais ou menos com essa idade. Depois de horas e horas na escola são enfiados em outras instituições de carácter formativo ou meramente lúdico para, supostamente, adquirirem outras capacidades que os façam desenvolver física ou mentalmente. Não vou discutir a qualidade desse ensino que praticam, porque isso seria uma outra conversa, longa. Mas sim, a quantidade de horas que os fazem passar nestas organizações, sem os deixarem criar um espaço próprio para se acharem enquanto pessoas únicas. Cria-se agora a ilusão de que eles através das várias narrativas imagéticas que lhes chegam através dos novos suportes digitais, criam um espaço de solidão e auto-satisfação, onde se organizam. Nada mais falso. Estão sim sujeitos a uma narrativa de sentido único, que os colocará em tempo oportuno na linguagem do poder. Facto facilmente detectável quando se fala com eles sobre este preciso problema.

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